A Homenagem ao 124º aniversário de nascimento do Marechal João Baptista de Mattos recebe mensagens do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e dos generais Francisco Carlos Machado Silva e João César Zambão da Silva, que reconhecem o valor de Mattos como militar.
O evento congratula, com placas de mérito, cidadãos, que têm suas vidas ligadas ao Marechal e à Educação e Cultura: a ex-professora do Colégio Marechal João Baptista de Mattos, Evany Hungria; o ex-aluno do Colégio e professor da UFRRJ, Delson Lima Filho; o ex-aluno do Colégio e Analista do Senado, Luís Fernando Pires Machado; a professora de História e pesquisadora pela UFF com dissertação de Mestrado sobre a vida do Marechal, Alessa Passos; e, em nome do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, o Presidente do IGHMB e general, Márcio Tadeu Bettega Bergo.
A mesa diretora é composta pelo neto de J.B. de Mattos, Joberto Mattos de Sant’Anna; pelo gen. Márcio Tadeu Bettega Bergo e pelo professor do IGHMB, Israel Blajberg. Na plateia, estão presentes insignes militares e civis e familiares do Marechal. Todos gratos ao legado positivo de Mattos.
A Professora Silvia Nogueira deixa importante depoimento sobre a importância da figura do Marechal Mattos para jovens negros como ele:
“Sou a professora Silvia Nogueira, da Escola Estadual Marechal João Baptista de Mattos, ingressei ao quadro da escola no ano de 2022, assim que cheguei à escola me deparei com o busto do Marechal na entrada principal da instituição, de primeira chamou me atenção e fiquei curiosa para conhecer a história do nosso patrono, primeiro marechal preto do Brasil.
Juntei-me a um grupo de professores para resgatar a memória do Marechal e fui em busca de sua história, o apagamento histórico do protagonismo do povo preto, e a falta de interesse das instituições de contar a nossa história preta, nos tira a esperança de um futuro melhor, pois querem nos fazer acreditar na inferioridade de quem somos, de que a nossa afrodescendência nenhum legado deixou na construção do Brasil. Por este e demais motivos temos que exaltar nossos heróis pretos e sua importância na construção do nosso país e da nossa identidade enquanto nação multicultural.
Levar aos nossos alunos a trajetória do Marechal é o mesmo que dizer, vocês também conseguem, fazer com que jovens da mesma origem do Marechal saibam o quanto ele conquistou através da educação, e tanto que eles podem conquistar.
Sinto-me honrada em poder trabalhar em uma escola que leva o nome de tão ilustre personagem da nossa história.”
Texto de autoria do jornalista Diogo Moura, bisneto do Marechal Mattos
Assista ao vídeo sobre a vida do Marechal João Baptista de Mattos, de autoria de Lanier Rosa, feito com uso de Inteligência Artificial. O militar nasceu em 1900 e faleceu em 1969, durante este tempo, se destacou também como intelectual civil.
Veja as fotos do evento que homenageou o 124° ano de nascimento do Marechal João Baptista de Mattos.
2 respostas
Muito bom participar deste evento, que é sobre um país, uma nação e sobre um ser humano, que soube inovar sob diferentes aspectos.
Prezado Diogo, agradecemos seu contato.
De fato o Marechal Mattos foi um grande homem. E o objetivo da família ao homenageá-lo é mostrar a importância da educação e como ela pode formar cidadãos valorosos.
Saudações