Homenagens

Por sua bela trajetória o Marechal Mattos foi alvo de diversas homenagens. Na cidade do Rio de Janeiro um dos maiores colégios da rede estadual foi batizado com seu nome. O Colégio Estadual Marechal João Baptista de Mattos, que funciona no bairro de Coelho Neto e recebe anualmente mais de 1700 alunos.

Na cidade de São Paulo o Marechal Mattos dá nome a uma rua no bairro de Vila Fachini, por homenagem da Câmara de Vereadores daquela cidade.

Sionei Ricardo Leão, em seu livro Kamba’Race – Afrodescendências no Exército Brasileiro, cita o Marechal Mattos.

É relevante também o minucioso estudo da Professora Alessandra Passos Francisco na sua dissertação para obtenção do grau de mestre em História Social na Universidade Federal Fluminense, no qual ela discute mobilidade social na trajetória do Marechal Mattos.

Em 1969 a família Mattos lança a pedra fundamental para a construção da Casa de Idosos Marechal Mattos, do Lar Fabiano de Cristo.

Bom diia!!!

Aproveitamos, diante da celebração deste dia, para também homenagear nossa história.

O Lar Fabiano de Cristo escolheu o nome de João Baptista de Mattos para a de suas Casas, sediada no estado do Rio de Janeiro, a Casa de Marechal Mattos.

Para quem não sabia, este homem foi o primeiro homem negro a conquistar a patente de Marechal no Brasil!!! ✨Um dos militares que participou do início da Capemi.

Post da Capemisa – 20/11/2021

@espiritodocha
@espiritodocha
@espiritodocha

No dia 20 de novembro de 1695 morria Zumbi dos Palmares, maior líder do Quilombo dos Palmares. Hoje a data representa a luta da população negra no Brasil, suas conquistas e batalhas diárias em um país que há menos de 150 anos ainda considerava a escravidão legal. Para celebrar e exaltar a ancestralidade e raízes dessas famílias 💛, hoje quem tem a palavra por aqui é o Job, @jobsantanna, sócio da Espírito do Chá:

“Desde pequeno eu sabia que ‘vovô João’, àquela altura um senhor reformado que nos mostrava sua coleção de selos, havia sido o primeiro marechal negro do Brasil.

‘Nossa, ele foi muito importante’, pensava eu, vendo suas fotos espalhadas pelos porta-retratos da casa. E, nas conversas de família, escutava que o sucesso de meu avô deveu-se à sua mãe, minha bisavó Umbelina da Glória, que desde sempre dedicara-se a fazer de seu filho um cidadão de bem, vencedor pela força que vem da educação. Umbelina da Glória nasceu em 1879, filha e neta de escravos, num tempo em que a escravidão ainda era legal em nosso país. Ela, entretanto, nasceu livre, beneficiada pela Lei do Ventre Livre. Mas a liberdade para pessoas com a origem dela era limitada e restou-lhe a opção de ser empregada em casa de família, na cidade do Rio de Janeiro. Aos 21 anos foi mãe de meu avô e, mesmo sem recursos, sabia da importância de proporcionar bons estudos ao filho. Todo seu esforço valeu a pena, meu avô formou-se oficial do Exército onde alcançou o mais alto posto.

Hoje, quando vejo que minha família, de uma origem tão modesta, é formada por professores, advogados, engenheiros, psicólogos, biólogos, estatísticos, médicos e funcionários públicos tenho a certeza de que a força de Umbelina da Glória está em nosso DNA e não há como não se orgulhar dela. 🌿

E por que falar de Umbelina da Glória no dia da Consciência Negra? Porque para nós, seus descendentes, ela é o exemplo de consciência do valor do ser humano, independente de suas origens. Nos orgulhamos de nossa origem, nos orgulhamos de sermos uma família negra, tão singular e plural nas suas conquistas.” 💛

#espiritodocha #diadaconsciencianegra #consciencianegra #zumbidospalmares #raizes #empreendedorismo #cha #ancestralidade

O MARECHAL MATTOS, PELÉ E O DIA DE ZUMBI DOS PALMARES !

Zumbi dos Palmares é um símbolo de lutas, conquistas e vitórias da comunidade negra brasileira
Zumbi dos Palmares é um símbolo de lutas, conquistas e vitórias da comunidade negra brasileira

Por Deputado Castello Branco (PSL- SP)

Hoje rememoramos os 326 anos da morte de Zumbi dos Palmares. Como Capitão reformado do glorioso Exército Brasileiro, sinto-me na obrigacão de falar sobre a importância que teve o Exército para a comunidade negra brasileira, quando parte significativa dos homens negros brasileiros fizeram carreira, ou passaram e aprenderam muito no Exército e, em todos os níveis, ou seja, do soldado Nascimento, o Rei Pelé, ao Marechal João Baptista Mattos. O primeiro, aos 18 anos já era famoso, quando serviu o Exército, o nosso Rei Pelé, que disse certa vez em uma entrevista: “Fiz tudo que um soldado raso tinha que fazer: Limpava coturno, engraxava, lavava roupa, ficava inclusive de sentinela, quando dei muitos autógrafos. Entretanto sem nenhum dúvida, o Exército foi para mim uma grande escola e certamente um dos pilares de nosso sucesso nos gramados do planeta Terra e nossa trajetória fora deles. Obediência e hierarquia obiviamente são fundamentos que não diminuem ninguém – ao contrário – enobrecem! Deus sempre foi generoso e misericordioso comigo! Agradeço também a bela criação que tive sob a batuta de seu Dondinho e dona Celeste”, disse. Antes de adentrar na respeitável história do Marechal Mattos, faço parênteses para acrescentar que a maioria dos afrodescendentes que passaram e se encontram nas fileiras do Exército, estruturaram bem suas famílias, o que é fundamental, pois a família é a maior referência da humanidade! 
O Marechal Mattos e o Rei Pelé são duas referências da comunidade negra que passaram pelo glorioso Exército Brasileiro
O Marechal Mattos e o Rei Pelé são duas referências da comunidade negra que passaram pelo glorioso Exército Brasileiro

O Marechal João Baptista Mattos, nascido em 24 de junho de 1900, é um exemplo da maior importância do Exército para a comunidade negra brasileira. Foi ele o primeiro negro a ingressar no generalato do Exército de nosso país e o único que chegou ao posto de Marechal. Sua mãe, dona Umbelina da Glória, que nasceu sob a Lei do Ventre Livre, exercia a honrada profissão de babá de uma família nobre de seu tempo. Dentro de sua simplicidade, mas com sua espiritualidade aguçada, percebeu logo que seu bebê esperto teria um futuro glorioso e seria um predestinado na carreira militar. Ao conquistar a simpatia de seus patrões, com sua sabedoria de matriarca originária da mãe África, Umbelina teve apoio e tempo para dar todo o carinho para o menino Mattos, que desde infante se destacou entre os melhores na escola. Com muita fé e persistência, dona Umbelina acreditou no destino, e um dia viu seu filho já adiantado nas fileiras do Exército, estudando ao lado dos colegas Humberto de Alencar Castello Branco, meu tio-avô, e do aluno dedicado Costa e Silva. A mãe de Mattos, apesar da espiritualidade forte, certamente não imaginou o seu filho sentado no banco da academia do Exército, ao lado de dois jovens que seriam presidentes do Brasil, e que próprio filho, saído de seu ventre, seria o único Marechal negro brasileiro, o que orgulha sobremaneira a comunidade negra de nosso país e os brasileiros de todos os rincões e de todas as etnias.

O Capitão reformado do Exército, Deputado Castello Branco, analisa a participação importante dos afrodescendentes nas fileiras do Exército Brasileiro
O Capitão reformado do Exército, Deputado Castello Branco, analisa a participação importante dos afrodescendentes nas fileiras do Exército Brasileiro

Os exemplos de Pelé e do Marechal Mattos, na estabilidade efetiva dos afrodescendestes que ingressaram no Exército, ocasião em que suas famílias avançaram e se integraram ao processo de desenvolvimento do Brasil, são exemplos fundamentais, mas são milhares os exemplos da efetiva contribuição do Exército com o povo brasileiro de todas as etnias, inclusive, os irmãos e descendentes de Zumbi dos Palmares. Que o Brasil continue avançando na igualdade de oportunidades para todas e todos!

Jornalista Walter Brito escreve para o Correio Braziliense
Jornalista Walter Brito escreve para o redator do Correio Braziliense
O Marechal Mattos foi Secretário-Geral do Ministério da Guerra. Na foto acima, vemos seu neto, Joberto Mattos de Sant’ Anna, à frente da galeria dos ex-Secretários, no Quartel General do Exército em Brasília.
O Marechal Mattos foi Secretário-Geral do Ministério da Guerra. Na foto acima, vemos seu neto, Joberto Mattos de Sant’ Anna, à frente da galeria dos ex-Secretários, no Quartel General do Exército em Brasília.

Lar Fabiano de Cristo e Capemisa reinauguram Casa de Marechal Mattos - unidade de acolhimento para idosos.

O Marechal Mattos foi escolhido como patrono da casa pela sua importância na história brasileira e pelos seus anseios de servir ao próximo, atitude muito apreciada pelo fundador e Presidente do Lar Fabiano de Cristo, Cel Jaime Rolemberg de Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *